Tentamort

tentamort.jpg
Essa criatura azul escuro tem o corpo cônico coberto por olhos vermelhos e inúmeros tentáculos, dois deles maiores do que os outros.

Tetamorts são estranhos predadores emboscadores, que preferem deixar a presa vir até eles ao invés de procurar por comida, confiando nos excelentes sentidos para avisá-los quando a refeição se aproxima. Um tentamort possui vários tentáculos, a maioria usado para locomoção, mas dois deles se desenvolveram diferente com o propósito de conseguir comida. Um desses longos tentáculos é coberto por pequenas ventosas e é capaz de constringir a presa, enquanto o outro tentáculo termina em um longo e fino ferrão. O método de ataque do tentamort é agarrar sua presa com o tentáculo constritor e ferroar o alvo agarrado com o outro tentáculo. O veneno de tentamort é particularmente horrível, ele rapidamente liquefaz os órgãos internos em uma mistura rançosa que o monstro então bebe, aspirando o fluido com o mesmo ferrão. Criaturas grandes geralmente exigem múltiplas ferroadas antes que elas possam ser totalmente absorvidas pelo tentamort. Tentamorts possuem intelecto apenas para fazer julgamentos por instinto sobre perigo e comida. Uma vez que o tentamort agarra uma presa, ele tende a focar enteiramente nela, ignorando ataques a partir de outras fontes enquanto a vítima atual permanecer uma fonte de nutrição. Depois que o tentamort termina de consumir uma criatura, tudo o que resta são ossos e pele.

Um tentamort bem alimentado usa a carcaça vazia de suas vítimas como incubadora para seus ovos, injetando no corpo uma massa tipo caviar de ovos negros que maturam na carcaça apodrecida por várias semanas até mais ou menos uma dúzia de pequenos tentamorts rastejem para fora dos orifícios dela. Dependendo da quantidade de presas, um entre seis podem sobreviver, se alimentando de ratos e pequenos vermes, até alcançar a idade adulta. Um tentamort jovem parece com uma estrela do mar azul escura com um único olho vermelho no centro — eles não possuem os tentáculos mais longos até a maioridade.

Um tentamort jovem geralmente prende-se a um predador maior, do mesmo jeito que uma rêmora prende-se a um tubarão, e se alimenta dos restos enquanto a criatura dorme.
Alguns tentamorts crescem muito mais do que o normal da espécie, esses gigantes tem tentáculos que chegam a até 6 metros, fornecendo um alcance maior para seus ataques. Grandes tentamorts nunca são encontrados em grupos, essas criaturas só alcançam esse tamanho monstruoso através do canibalismo, como seu houvesse algum nutriente chave nos corpos dos outros tentamorts que permitem que eles cresçam mais que o normal. Algumas dessas criaturas tem mutações que produzem dois tentáculos e dois ferrões. No entanto a qualidade mais perturbadora possuida por esses monstros é a sua inesperada inteligência — grandes tentamorts são geralmente tão inteligentes quanto humanos, ou mais. Eles não podem falar, mas possuem uma misteriosa forma de telepatia que funciona somente em criaturas que estão em contato físico com ele — uma técnica que eles usam frequentemente para “papear” com sua comida antes de comê-la.

Tentamort

A Ascensão dos Runelords sergionauta