Abadar

Holy_Symbol_Abadar.jpgABADAR, mestre do primeiro cofre

Deus das cidades, da riqueza, dos mercadores, e da lei
Tendência: Leal e Neutro
Domínios: Terra, Lei, Nobreza, Proteção, Comércio
Arma Favorita: Besta leve
Centros de Adoração: Absalom, Andoram, Brevoy, Cheliax, Katapesh, Molthune, Nex, Sargava, Taldor, Varisia
Nacionalidade: Taldan

Abadar reside na cidade perfeita de Aktun, de onde vigia o Primeiro Cofre. Suas vastas paredes guardam uma cópia perfeita de cada objeto já feito, de uma espada longa perfeita a uma lei ideal. Abadar é uma divindade paciente, calculista, e visionária que deseja trazer civilização para as fronteiras, ordem aos selvagens, e riqueza a todos que suportam a progresso da lei. Seu principais adoradores são juízes, mercadores, advogados, e aristocratas, todos que se beneficiam das leis e comércio.

Os pobres e necessitados também o veneram, esperando reverter seu infortúnio e buscando riquezas e a felicidade que ela traz. Ele espera que seus seguidores obedeçam as leis e trabalhem para promover paz e ordem. Abadar se apresenta como um homem limpo, bem vestido, ostentando as marcas da riqueza e da civilização. De seu peitoral de ouro a sua capa ricamente adornada, tudo dele é refinado e culto, e ele sempre carrega uma chave de ouro.

Os clérigos de Abadar são organizados, gastando muito de seu tempo ajudando a comunidade a crescer. Eles se importam menos com a moral e mais com ajudar a cultura em si a se expandir. Fora isso, seu esforços geralmente resultam no progresso de todos, como domesticar as terras ermas, aprovar leis, e eliminar doenças — tudo que for útil para o crescimento da civilização. As vestes cerimoniais deles são de seda banca com detalhes dourados, um cinto ou colar de ouro com uma chave de ouro, e uma meia-capa de um amarelo escuro ou dourado. Os templos são construções elaboradas, com decorações ricas, e janelas de vidro amarelo que lançam raios dourados em toda a igreja.

Seu livro sagrado é o Livro dos Números de Abadar.

abadar.png

Abadar

A Ascensão dos Runelords sergionauta