Erastil

Erastil_holy_symbol.jpgERASTIL, velho certeiro

Deus da agricultura, da caça, do comércio, da família
Tendência: Leal e Bom
Domínios: Animal, Comunidade, Bem, Lei, Planta
Arma Favorita: Arco Longo
Centros de Adoração: Andoran, Cheliax, Galt, Isger, Terras dos Reis de Linnorm, Molthune, Nirmathas, Reinos Fluviais, Varisia
Naccionalidade: Ulfen

O culto de Erastil data de antes da Era da Escuridão, quando os primeiros homens começaram a domesticar e dominar a natureza a sua volta. Lendas pastorais clama que o Velho Certeiro construiu o primeiro arco como presente para os mortais, assim eles poderiam aprender a caçar e sobreviver ao perigosos mundo. Muitos—se não a maioria—de seus adoradores nunca botaram os pés numa cidade, escolhendo viver vidas simples em vilas rústicas, cabanas solitárias, ou cidades pacatas na fronteira de terras intocadas. Os seguidores de Erastil geralmente montam sobre suas lareiras peças de madeira entalhadas com a imgaem do deus. Ele aparece alternadamente como um velho humano com um arco na mão ou como um humanóide alto com a cabeça de um alce. Essas imagens geralmente retratam Erastil lutando com animais selvagens e outras bestas.

A fé em Erastil é encontrada na maioria das pequenas vilas e cidades, seus clérigos são geralmente chamados para ajudar a construir casas, parir crianças, fiscalizar negociações, e abençoar colheitas. Os santuários de Erastil são quase todos construções simples de madeira que servem a comunidade rural como lugar de reuniões. Mesmo em cidades grandes onde sua fé é ofuscada por religiões mais modernas, seus templos são geralmente casarões convertidos para uso religioso, oferecendo aos visitantes um lugar para rezar e dormir. Dado o seu foco sobre as coisas mais simples da vida, as vestimentas formais são práticas—geralmente uma meia-capa de couro ou peles, algumas vezes marcadas com seu símbolo ou afixada com uma insígnia de madeira carregando sua marca. Seu livro, Parábolas de Erastil, fornece homilias sobre o estreitamento de laços familiares, conselhos de plantio, e conhecimento sobre rastrear e lidar com animais.

Erastil manifesta sua aprovação através de caças e colheitas generosas. Outras vezes ele pode aparecer como um magnífico veado, alce, cervo, ou caribu e guiar um caçador perdido de volta para casa. Ele indica sua insatisfação através de mau agouros como colheitas ruins e flechas quebradas. Tradicionalmente um patrono comum em áreas rurais, a fé em Erastil vem cada vez mais se entrelaçando com a civilização. Conflitos sobre a jurisdição e representação entre sua igreja e a de Abadar, infelizmente, surge como resultado disso.

Erastil.png

Erastil

A Ascensão dos Runelords sergionauta