Gozreh

Gozreh_holy_symbol.jpgGOZREH, o vento e as ondas

Deus da natureza, do clima, e do mar.
Tendência: Neutro
Domínios: Ar, Animal, Planta, Água, Clima
Arma Favorita: Tridente
Contros de Adoração: Sargava, Correntes, Terras Encharcadas, Thuvia, Varisia
Nacionalidade: Mwangi

Marinheiros alegam que Gozreh reside no horizonte, onde o oceano encontra o céu. Nascido da fúria do oceano e da ira do vento, Gozreh é uma divindade instável. Aqueles que velejam nas águas ou invocam a chuva sabem disso melhor do que a maioria, e não deixam de apaziguar Gozreh e honrá-lo quando os ventos e ondas estão favoráveis. Gozreh tem dois aspectos, quando no mar, ou sobre a água, Gozreh é uma mulher, com cabelos verdes esvoaçantes cujo o corpo se transforma em ondas intermináveis. No céu e sobre a terra, Gozreh aparece como um homem velho com uma longa barba branca, emergindo de uma poderosa nuvem de tempestade. Templos em cidades portuárias geralmente veneram as duas imagens. Seus adoradores são tipicamente marinheiros, mercadores marítimos, e fazendores (especialmente os necessitados de chuva).

Os sacerdotes homens precisam deixar a barba crescer e as sacerdotes mulheres precisam manter o cabelo longo; ambos tecem algas secas, tiras de pano branco, e outros itens decorativos em seus cabelos. A vestimenta formal é um manto esvoaçante esverdeado, cinza, ou azulado, decorado com corais e pérolas. Os templos de Gozreh são sembre abertos para o céu e geralmente possuem algum tipo de piscina em seu centro. Viajantes se preparando para uma longa jornada no oceano frequentemente procuram conselho de seus clérigos, estes também abençoam anualmente os fazendeiros antes do plantio na primavera. Os Hinos de Gozreh para o Vento e para as Ondas é uma coleção de orações sussurrantes e regras de comportamento pessoal e respeito ao mundo natural.

A maioria dos druidas seguem sua filosofia, a mais predominante é chamada Fé Verde, ainda sim os druidas se dirigem aos deuses pedindo inspiração e direção. Para eles, Gozreh é a escolha mais comum—seus druidas tendem a ser solitários e evitar organizações, incluindo as do próprio Gozreh, e vivem suas vidas como heremitas em cantos isolados do mundo.

Sinais do favorecimento de Gozreh incluem uma inesperada brisa morna que carrega um forte cheiro de flores, o inexplicável som de ondas quebrando em uma praia distante, e sonhos de um animal conhecido (como um lobo branco, um lagarto de gola com olhos azuis, ou um corvo fantasmagórico). Sinais de seu descontentamento incluem ser vigiado e perturbado por pássaros e bestas selvagens, tempestades inesperadas localizadas sobre uma construção específica, ou gosto de sangue interminável na boca.

gozreh.jpg

Gozreh

A Ascensão dos Runelords sergionauta