Sarenrae

Sarenrae_holy_symbol.jpgSARENRAE, glória da manhã

Deusa do sol, da redenção, da honestidade, da cura
Tendência: Neutro e Bom
Domínios: Fogo, Glória, Bem, Cura, Sol
Arma Favorita: Cimitarra
Centros de Adoração: Absalom, Katapesh, Osirion, Qadira, Taldor, Thuvia
Nacionalidade: Keleshite

Quand as forças primais criaram Golarion, Asmodeus plantou um mal nocivo sobre o mundo na forma de uma escuridão eterna. A doutrina de Sarenrae conta como a Glória da Manhã trouxe luz ao mundo, e com ela veio a verdade e a honestidade. Aqueles que haviam se voltado para o mal reconheceram seus pecados e foram perdoados pela luz de Sarenrae. O clero de Sarenrae é na maior parte do tempo pacífico, administrando seu rebanho com mãos suaves e palavras sábias. No entanto, tal bondade desparece, quando a igreja é obrigada a agir contra o mal que não pode ser redimido—particularmente contra o culto de Rovagug. Nesses tempos, os clérigos de Sarenrae se transformam em dervixes, dançando sobre os inimigos com suas cimitarras para conceder a seus oponentes a redenção final. Assim, sua fé atrai aqueles com bom coração, mas somente aqueles capazes de endurecer quando a bondade se trona uma fraqueza perigosa. A arte religiosa descreve a deusa do sol como uma mulher forte com pele acobreada e cabelos flamejantes. Enquanto uma mão segura a luz do sol, a outra branda uma cimitarra, dessa forma ela pode subjugar aqueles que não mudam seu caminho.

As vestimentas formais incluem longas casula e túnica brancas decoradas com imagens vermelhas e douradas do sol, o celebrante geralmente usam uma coroa dourada com raios de sol vermelhos no topo. Cimitarras incrustadas com raios de sol dourados ou gemas douradas são implementos cerimoniais comuns. Os templos são construções ao ar livre (com prédios satélites tendo teto), algumas vezes com espelhos de bronze ou dourados para refletir mais a luz sobre o altar. Seu livro sagrado é O Nascimento da Luz e da Verdade, e a maioria das cópias contém páginas extras para o dono gravar suas experiências afim de repeti-las aos outros. Esgrima, particularmente com cimitarra é considerada uma forma de arte para seus seguidores.

Sarenrae indica seu favorecimento com o avistamento de pombas, ou através da forma de ankhs aparecendo em lugares inesperados. Sua insatisfação é, na maioria das vezes, feita por inexplicáveis queimaduras de sol ou períodos de cegueira que podem durar alguns poucos momentos, para pequenas transgressões, até uma vida inteira, para pecados mortais.

Sarenrae.jpg

Sarenrae

A Ascensão dos Runelords sergionauta